para divulgar o que vai sendo feito e pensado no projecto de dissertação do mestrado em comunicação multimédia
07
Out 09

« O que já se fez de relevante na área e quais os resultados mais importantes?

Realizando pesquisas utilizando as palavras-chave elearning, hierarquização de informação, visualização e interacção com conteúdos web, folksonomia, taxonomia, foi possivel recolher uma série de estudos realizados na área.

 + Moysés de Araújo e Maria Alice G. V. Ferreira - "Educação a Distância e a Web Semântica: Modelagem Ontológica de Materiais e Objetos de Aprendizagem para a Plataforma CoL"

    Resumo: Para dar uma nova infra-estrutura para a World Wide Web está surgindo uma nova tecnologia conhecida com Web Semântica, cuja finalidade é estruturar e organizar as informações para buscas mais inteligentes e eficientes, utilizando-se principalmente o conceito de ontologia. Este trabalho apresenta uma proposta de modelagem ontológica de materiais e objetos de aprendizagem baseada nas tecnologias da Web Semântica para a plataforma de ensino a distância CoL - Cursos on LARC. Esta proposta estende esta plataforma adicionando-lhe a capacidade de organizar e estruturar seus materiais de aprendizagem, de forma a que pesquisas mais “inteligentes” e estruturadas possam ser realizadas nestes materiais e propiciando a possibilidade de reutilização de seu conteúdo.

 + Clara Aquino - "Hipertexto 2.0, folksonomia e memória coletiva: Um estudo das tags na organização da web"

    Resumo: A forma como os dados são representados, organizados e recuperados na web é o centro da preocupação deste artigo. Partindo de um histórico do hipertexto, observando suas novas práticas e buscando demonstrar as possibilidades de criação de uma memória coletiva em determinados ambientes da web através da folksonomia, este trabalho se propõe a analisar estas novas formas de representação, organização e recuperação de informações na web no intuito de elucidar uma nova fase do hipertexto, na qual o ideal de coletividade originário da prática pode então se concretizar.

 + Maria Elisabete Catarino - "Integração das folksonomias nos metadados : identificação de novos elementos como contributo para a descrição de recursos em repositórios"

    Resumo: Folksonomia é o resultado da descrição dos recursos da Web pelo próprio utilizador. É um conjunto de etiquetas variadas e com carácter geralmente subjectivo. Estas imprimem variedade e riqueza à descrição de recursos Web que até à data era realizada quase exclusivamente por profissionais da informação ou pelos próprios autores. As folksonomias não são, em geral, relacionadas com elementos de metadados estabelecidos e, consequentemente, não são inteligíveis por máquinas, nem processáveis em contexto de Web Semântica. Para que tal possa acontecer, é necessário, antes de tudo, que esses elementos de metadados sejam conhecidos. De modo a poder contribuir para a sua identificação, formulou-se a seguinte Questão de Investigação: Que propriedades, ou elementos de metadados, se podem relacionar com as folksonomias de modo a possibilitar que os valores que delas constam possam ser convenientemente processados num contexto de Web Semântica? Para responder a esta questão, foi analisado o conjunto de dados do Projecto KoT (50 recursos, 5.098 etiquetas, 15.381 utilizadores) segundo os seguintes procedimentos metodológicos: criação da base de dados; análise das etiquetas do conjunto de dados; identificação das propriedades complementares ao Dublin Core (DC); e validação da proposta.

Foram identificadas as seguintes novas propriedades: Action, Category, Date Tagged, Depth, Note, Rate, Self Reference, Share, User Name e Utility. São propriedades inovadoras pois relacionam-se com valores que espelham a amplitude de percepções patentes nas folksonomias. 

« Sugestão de links

http://flowingdata.com/2008/10/20/40-essential-tools-and-resources-to-visualize-data/http://www.smashingmagazine.com/2007/08/02/data-visualization-modern-approaches/

http://elearnqueen.blogspot.com/2008/02/haiku-web-20-friendly-lms-encourages.html

http://christytucker.wordpress.com/2007/08/16/facebook-as-lms/

 


mais sobre mim
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
29
30
31


arquivos
2010

2009

pesquisar blog
 
blogs SAPO